Páginas

19 de setembro de 2013

VII Feira Regional de Ciências e Tecnologia

A escola Luiz Delfino participou da VII Feira Regional de Ciências e Tecnologia que aconteceu no dia 11 de setembro de 2013 e ficou em 2º lugar com o projeto "Edifício Sustentável".


Edifício Sustentável

     O projeto “Edifício Sustentável” propõe melhorias nas futuras construções civis, que buscam se inserir no contexto da sustentabilidade. Para que isto seja possível, será construído um biodigestor para coleta de resíduos orgânicos dos vasos sanitários (a fermentação liberará gás metano, o qual poderá ser coletado e utilizado no fogão e também como energia elétrica), placas de energia solar (para aquecimento de chuveiros), sistema de captação pluvial (que servirá para higienizar áreas externas e manejamento dos jardins), tubos coletores de lixo em cada andar (sendo: papéis, garrafas, vidros, plásticos e latas, levando-os para uma área apropriada), e ainda uma horta orgânica junto à janela da cozinha que poderá receber restos de vegetais que servirão como adubo para as plantas. A preservação ambiental depende de cada um de nós através de ações contínuas.

 
 
Justificativa
 
 
     Sem receitas prévias ou fórmulas infalíveis, a construção sustentável exige a soma de conceitos ambientais. Além das reflexões para se chegar a um edifício de baixo impacto ambiental, com custo viável, buscando soluções passivas para o conforto térmico e luminoso. Já no caso da implantação de estratégias, como a instalação de estações de tratamento de efluentes, é interessante, pois reduz consumo de água potável. Sendo que todos os investimentos terão retorno a longo prazo.

 
Nas palavras da professora coordenadora do projeto, Cathiussa Furlan, “a conquista do 2º lugar teve um gostinho de 1º, pois não tivemos nenhum apoio financeiro para realizá-lo. Nosso projeto tem aplicabilidade no cotidiano da construção civil e visa a sustentabilidade como foco principal, disponibilizando comodidade aos proprietários com investimento retornável.”


Parabéns pela conquista do projeto!


Confira as fotos do dia da feira – cedidas pela professora Cathiussa – e também da apresentação do projeto na escola:
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita