Páginas

28 de junho de 2013

Arte Abstrata

E nesta semana temos exposições de arte na escola.

A professora Alexandra fez com as turmas 8ºA e 8ºB um trabalho sobre Arte Abstrata.


"Uma pintura abstrata pode ser definida como aquela cujas formas e cores não possuem relação direta com as formas e cores das imagens da realidade visual, em outras palavras, nada representam, nada descrevem ou narram figurativamente.
 
A arte abstrata divide-se em duas vertentes: o abstracionismo formal e o informal.
 
No formal, também chamado de abstracionismo geométrico, as formas e as cores devem ser organizadas de tal maneira que a composição resultante seja apenas a expressão de uma composição geométrica.
 
No abstracionismo informal ou lírico, as formas e cores são criadas impulsivamente no livre curso da emoção, com absoluto predomínio do sentimento."
 

8ºs anos na produção do trabalho:

20 de junho de 2013

Dia do Meio Ambiente

No dia 05 de junho comemora-se o dia do Meio Ambiente. Neste dia, a escola teve a homenagem cívica do mês com apresentações preparadas pelos alunos nas aulas de ciências com a professora Cathiússa.
Houve muitas apresentações, incluindo teatro, músicas e poesias.



O dia do Meio Ambiente serve para lembrar-nos de que devemos ser conscientes quanto à natureza e tudo que a ela se relaciona. É preciso economizar água, reciclar o lixo, preservar a natureza, cuidar dos animais. Tudo se é possível a partir do momento em que decidimos respeitar a humanidade.

12 de junho de 2013

Formatura do PROERD - 5º ano

Confira as fotos da formatura do 5º ano no PROERD:
 

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) tem como sua missão primeira a de educar crianças, no seu habitat, reunindo os esforços da família, polícia e escola, fortalecendo a auto-estima da criança e apresentando a ela um modelo positivo de vida.

O Proerd é um Programa essencialmente preventivo, precede as ações de repressão ao uso e tráfico de drogas, e à contenção de todas as formas de violência e em todos os seus aspectos (físicos/psicológicos) e, como tal, tem como finalidade evitar que crianças, adolescentes em fase escolar iniciem o uso das diversas drogas existentes em nosso meio, despertando-lhes a consciência para este problema e também para a questão da violência, assim como preparar os pais no intuito de oferecer sustentação aos seus filhos acerca do problema em tela.

O Programa, através de suas lições, ensina aos alunos, de forma simples, descontraída e lúdica utilizando-se de diversos cenários pedagógicos, técnicas voltadas para a resistência às pressões impostas pelos seus companheiros e auxilia para que reflitam sobre a necessidade de dizerem “não” às drogas e à violência.


O Proerd tem por base o projeto D.A.R.E. – Drug Abuse Resistance Education (Educação para resistir ao abuso de drogas), com origem na cidade de Los Angeles, Califórnia – EUA. Em 1983, foi desenvolvido por um grupo composto por psicólogos, policiais e pedagogos, sendo aplicado então pelo Departamento de Polícia de Los Angeles – LAPD –, em parceria com o Distrito Unificado Escolar daquela Cidade, obtendo grande sucesso e aceitação, o que fez com que rapidamente se estendesse para todos os Estados norte-americanos. Hoje administrado pela Organização não governamental D.A.R.E. Internacional, com sede no referido local sendo desenvolvido em mais de 50 países.
 

10 de junho de 2013

Informativo do mês de Maio

Maio foi um mês de muitas atividades aqui na escola. Reunimos numa postagem o registro dos principais acontecimentos.

     Homenagem do dia das mães

 
No início do mês, sábado dia 11, houve homenagem do dia das mães. Os alunos prepararam apresentações e houve sorteio de brindes para as mães presentes.


Também foi sorteada a Rifa. Abaixo, os ganhadores:

1-Osni Klotzke: 01 Bicicleta
2-Carlos Eduardo: 01 Liquidificador
3-Meletino: 01 Ferro Elétrico
4-Anelia Pfleger: 01 Cobertor
5-Adriane A. Holderried: 01 Espremedor de Frutas
6-Bianca B. Hillesheim: 01 Gril-sanduicheira
7-Andréia Klowaski: 01 Gril-sanduicheira
8-Alvira D. Steinert: 01 Gril-sanduicheira
9-Ilvo Krueger: 01 Kit de Roupas
10-Ederson Kreutzseldt: 01 Jogo de Panelas
11-Maria Ercília: 01 Kit de Toalhas
12-Cristiana M. P. Holtz: 01 Relógio
13-Irone Alves: 01 Cesta de Flores
14-João V. Holderried: 01 Kit de Roupas
15-Shara Renata Moreira: 01 Secador de Cabelos
16-Jussara Schrank: 01 Prancha de Cabelos
17-Claudete Azevedo: 01 Jogo de Tapetes
18-Kamili: 01 Conjunto de Sobremesa

Parabéns aos ganhadores, e obrigado a todos que contribuíram na arrecadação.


     Aulas de Ciências

Continuando o trabalho com Fósseis, no mês de maio a professora Cathiússa e os alunos dos 7ºs anos fizeram experiências muito legais.
 

E os alunos dos 6ºs anos tiveram aulas muito gostosas. Numa junção de ciência e arte, realizaram trabalhos muito bons, aprendendo sobre alimentação. Confira as fotos:

 

     Aulas de Inglês
Com o objetivo de aprender os nomes dos alimentos em inglês, a professora Emilce fez um trabalho de sociabilização com os alunos das 8ªs séries, que criaram seus próprios cardápios para montar o Menu e trouxeram a comida para apresentar e socializar seus trabalhos numa forma muito divertida.
 
 

     Pura Poesia

A escola participou do concurso de declamação de poesia do município de Schroeder, o "Pura Poesia", em sua 12ª edição. E tivemos na escola a aluna Talissa do 2º ano 02 que tirou primeiro lugar em sua categoria com a declamação da poesia "Era uma vez... um passarinho... era uma vez... Um Passarinho", de Terezinha de Guimarães. Parabéns pelo empenho!


Vídeo postado no youtube pela mãe da Talissa